DESIGN THINKING - Entenda as necessidades reais do seu público alvo através de uma metodologia inovadora, centrada no ser humano

POR QUE INOVAR ?

O mercado, a concorrência e os clientes mudam e as empresas precisam estar preparadas para novas maneiras de se organizar e novos significados para produtos e serviços. Além de auxiliar no processo de adaptação, a inovação oferece uma visão holística e ferramentas indispensáveis para identificar oportunidades e riscos. O Design Thinking é uma delas e introduz uma nova forma de pensar, aproximando tecnologias de pessoas.


ENTENDA A METODOLOGIA DO DESIGN THINKING



1 Imersão
A primeira fase do processo de Design Thinking é chamada de Imersão. É nesse momento que a equipe do projeto identifica e se aproxima dos diversos aspectos e contextos de um problema - tanto do ponto de vista da empresa (o cliente), quanto do usuário final (o cliente do cliente). A imersão é dividida em duas etapas: Preliminar e Profundidade. A primeira fornece o entendimento inicial do desafio; a segunda identifica necessidades e oportunidades que guiarão a geração de soluções na fase seguinte do projeto: a Ideação.

2 Ideação
É nessa fase do Design Thinking que são usadas técnicas para a geração de ideias inovadoras ao tema do projeto, como Workshops de Cocriação. Para isso, são usadas as ferramentas de síntese criadas na etapa anterior, para estimular a criatividade e construir soluções que estejam de acordo com o contexto do assunto abordado. Para reunir diferentes expertises e perspectivas, outros membros - como usuários e profissionais da área - são convidados a participar, além da equipe multidisciplinar do projeto.

3 Prototipação
A Prototipação é a fase na qual as ideias geradas podem ser validadas e verificadas. O protótipo ajuda a tangibilizar uma ideia, passando-a do abstrato para o físico por meio de uma representação da realidade. Apesar de ser apresentada como uma das últimas fases do processo de Design Thinking, a Prototipação pode ocorrer ao longo de todo o projeto, em paralelo com a Imersão e a Ideação.

4 Implementação
Depois de testados os protótipos, aqueles que melhores se adequarem à realidade do negócio e às necessidades dos usuários (protótipos de alta fidelidade) são aperfeiçoados para serem implementados.

Fonte: http://www.mjv.com.br/design-thinking

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupos de Processos no Gerenciamento de Projetos, segundo o PMBoK 5 ed.

Guia PMBOK® 6ª Edição - Novidades