Guia PMBOK® 6ª Edição - Novidades
O Project Management Institute (PMI)® liberou a primeira parte da minuta (ou rascunho) do Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK ®) 6ª edição para revisão e comentários. A publicação final está prevista para o 3º trimestre de 2017. A seção relativa ao padrão do guia esteve aberta para revisão até 06 de abril de 2016. Após a resolução dos comentários sobre o ‘padrão’, o restante da 6ª edição será liberado para revisão, provavelmente, em maio de 2016. Conheça as principais mudanças.
O Guia PMBOK® é único entre os padrões globais do PMI porque contém um guia e um padrão. O padrão (ligado à ISO 21500) apresenta conceitos-chave (é a fundação por trás do guia e descreve o que fazer para ser bem sucedido), enquanto o guia expande a fundação com informações adicionais sobre como usar práticas comprovadas.
Etapas da Revisão
O Guia PMBOK® e todas as outras normas estão sujeitas a atualização de rotina a cada 4 a 5 anos. Esta atualização é simplesmente parte do processo de manter o guia atual e relevante.
O PMI dividiu essa revisão em duas etapas. A primeira etapa abordou somente o Padrão para Gerenciamento de Projetos. Essa parte tem aproximadamente 50 páginas e não inclui ferramentas e técnicas, diagramas de fluxo de dados, descrições mais completas das áreas de conhecimento e Agile.
As partes restantes do Guia PMBOK ® 6ª edição ainda serão liberadas para revisão.
A publicação final em Inglês está prevista para o 3º trimestre de 2017. A versão em Português deve sair somente em 2018.
Os exames PMP® e CAPM® serão atualizados em resposta à publicação da 6ª edição do Guia PMBOK®, mas essa mudança deve acontecer somente em meados de 2018.
Principais mudanças
A minuta do Guia PMBOK ® 6ª edição propõe algumas alterações interessantes. O guia amadureceu em termos de conteúdo e consistência; e há um maior alinhamento com a norma ISO 21500 e outras normas ISO.
As 10 áreas de conhecimento e os cinco grupos de processos atuais foram mantidos, porém, agora existem 49 processos.
• Duas áreas do conhecimento têm novos nomes:
o Gerenciamento do Tempo passa a ser Gerenciamento do Cronograma, enfatizando a importância da programação em gerenciamento de projetos e alinhando com o Practice Standard for Scheduling;
o Gerenciamento de Recursos Humanos passa a se rGerenciamento de Recursos. Pessoas, equipamentos e recursos físicos agora estão incluídos nesta área de conhecimento.
• Há três novos processos na Sexta Edição:
o Gerenciar o Conhecimento do Projeto faz parte do Grupo de processos de Execução e da área de conhecimento Gerenciamento da integração do projeto;
o Implementar respostas aos riscos faz parte do Grupo de processos de Execução e da área de conhecimento de Gerenciamento dos riscos do projeto;
o Controlar Recursos de é parte do Grupo de processos de monitoramento e controle e da área de conhecimento Gerenciamento de Recursos.
• O processo Estimar Recursos da Atividade ainda é parte do Grupo de processos de planejamento, mas ele é associado com a área Gerenciamento de recursos ao invés da área Gerenciamento do cronograma.
• O processo Encerrar aquisições foi removido e o trabalho foi para dentro de Controlar as aquisições e Encerrar o projeto ou fase.
• Processos que mudaram de nome
Outras mudanças previstas
Quando o restante do guia for liberado para revisão algumas das atualizações que serão introduzidas na nova edição incluem:
• O papel do gerente de projetos e a relevância do Triângulo do Talento do PMI serão discutidos em um novo capítulo completo;
• Informações sobre as práticas ágeis e outras práticas iterativas muitas vezes utilizadas em um ambiente adaptativo em CADA Área de Conhecimento;
• Um apêndice da norma de gerenciamento de projetos sobre práticas iterativas ágeis e outras;
• Maior ênfase na documentação e transferência de lições aprendidas;
• Recursos de tipos diferentes discutidos em maior detalhe;
• Melhorias visuais que tornam mais fácil identificar as entradas e saídas dos processos, bem como ferramentas e técnicas;
• Maior cobertura do gerenciamento de requisitos;
• A maior ênfase em conhecimento estratégico e de negócios.
Dado o sucesso da certificação PMI-ACP® (a de mais rápido crescimento no PMI), não é uma surpresa que o PMI tenha aumentado as informações sobre práticas ágeis.
Note que algumas das alterações poderão ser revertidas na versão final do documento.
O Guia PMBOK® é único entre os padrões globais do PMI porque contém um guia e um padrão. O padrão (ligado à ISO 21500) apresenta conceitos-chave (é a fundação por trás do guia e descreve o que fazer para ser bem sucedido), enquanto o guia expande a fundação com informações adicionais sobre como usar práticas comprovadas.
Etapas da Revisão
O Guia PMBOK® e todas as outras normas estão sujeitas a atualização de rotina a cada 4 a 5 anos. Esta atualização é simplesmente parte do processo de manter o guia atual e relevante.
O PMI dividiu essa revisão em duas etapas. A primeira etapa abordou somente o Padrão para Gerenciamento de Projetos. Essa parte tem aproximadamente 50 páginas e não inclui ferramentas e técnicas, diagramas de fluxo de dados, descrições mais completas das áreas de conhecimento e Agile.
As partes restantes do Guia PMBOK ® 6ª edição ainda serão liberadas para revisão.
A publicação final em Inglês está prevista para o 3º trimestre de 2017. A versão em Português deve sair somente em 2018.
Os exames PMP® e CAPM® serão atualizados em resposta à publicação da 6ª edição do Guia PMBOK®, mas essa mudança deve acontecer somente em meados de 2018.
Principais mudanças
A minuta do Guia PMBOK ® 6ª edição propõe algumas alterações interessantes. O guia amadureceu em termos de conteúdo e consistência; e há um maior alinhamento com a norma ISO 21500 e outras normas ISO.
As 10 áreas de conhecimento e os cinco grupos de processos atuais foram mantidos, porém, agora existem 49 processos.
Mapa com os 49 Processos, em português, da nova edição do PMBOK® |
o Gerenciamento do Tempo passa a ser Gerenciamento do Cronograma, enfatizando a importância da programação em gerenciamento de projetos e alinhando com o Practice Standard for Scheduling;
o Gerenciamento de Recursos Humanos passa a se rGerenciamento de Recursos. Pessoas, equipamentos e recursos físicos agora estão incluídos nesta área de conhecimento.
• Há três novos processos na Sexta Edição:
o Gerenciar o Conhecimento do Projeto faz parte do Grupo de processos de Execução e da área de conhecimento Gerenciamento da integração do projeto;
o Implementar respostas aos riscos faz parte do Grupo de processos de Execução e da área de conhecimento de Gerenciamento dos riscos do projeto;
o Controlar Recursos de é parte do Grupo de processos de monitoramento e controle e da área de conhecimento Gerenciamento de Recursos.
• O processo Estimar Recursos da Atividade ainda é parte do Grupo de processos de planejamento, mas ele é associado com a área Gerenciamento de recursos ao invés da área Gerenciamento do cronograma.
• O processo Encerrar aquisições foi removido e o trabalho foi para dentro de Controlar as aquisições e Encerrar o projeto ou fase.
• Processos que mudaram de nome
Outras mudanças previstas
Quando o restante do guia for liberado para revisão algumas das atualizações que serão introduzidas na nova edição incluem:
• O papel do gerente de projetos e a relevância do Triângulo do Talento do PMI serão discutidos em um novo capítulo completo;
• Informações sobre as práticas ágeis e outras práticas iterativas muitas vezes utilizadas em um ambiente adaptativo em CADA Área de Conhecimento;
• Um apêndice da norma de gerenciamento de projetos sobre práticas iterativas ágeis e outras;
• Maior ênfase na documentação e transferência de lições aprendidas;
• Recursos de tipos diferentes discutidos em maior detalhe;
• Melhorias visuais que tornam mais fácil identificar as entradas e saídas dos processos, bem como ferramentas e técnicas;
• Maior cobertura do gerenciamento de requisitos;
• A maior ênfase em conhecimento estratégico e de negócios.
Dado o sucesso da certificação PMI-ACP® (a de mais rápido crescimento no PMI), não é uma surpresa que o PMI tenha aumentado as informações sobre práticas ágeis.
Note que algumas das alterações poderão ser revertidas na versão final do documento.
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