Estratégia Empresarial

"O conceito de estratégia se dá no definir ações a serem realizadas pela organização que incidem sobre o ambiente interno e externo, e que buscam a melhoria da posição da organização no seu mercado. Para hiavenato e Sapiro (2009, p. 4), a estratégia é “um curso de ação escolhido pela organização a partir da premissa de que uma futura e diferente posição poderá oferecer ganhos e vantagens em relação à situação presente.” O conceito principal do processo de formulação de uma estratégia empresarial, destacam Chiavenato e Sapiro (2009, p. 47), diz respeito à visão: “uma representação mental da estratégia que existe na cabeça do líder e que serve de inspiração ou ideia-guia daquilo que precisa ser feito por toda a organização”. Freeman (1995), apud Chiavenato e Sapiro (2009, p. 50) considera que a formulação das estratégias “traduz o modo de relacionamento e construção de ‘pontes’ entre a organização e seus grupos de influência (stakeholders) e que somente quando se atende às necessidades desses grupos é que se tem sucesso nas estratégias formuladas”. Oliveira (2002) ressalta que da avaliação do ambiente interno (pontos fortes e fracos) e externo (oportunidades e ameaças), resulta a postura estratégica mais adequada, que envolve toda a organização, tendo em vista os objetivos a serem alcançados. De acordo com Oliveira (2002), a estratégia deve ser uma opção inteligente, economicamente viável e original, que, através da otimização do uso dos recursos internos disponíveis, busca à maximização das oportunidades e a minimização das ameaças, para aumentar a vantagem competitiva e superar a concorrência. Para Porter (1996), a vantagem competitiva ocorre quando a empresa implementa uma estratégia, que não pode ser imitada ou que custa muito caro para ser imitada pelo concorrente. Estratégias de competição por meio da diferenciação compreendem um conjunto de ações estratégicas empregadas para produzir produtos ou serviços com atributos que sejam valorizados pelos clientes. O propósito, então, é criar diferenças, na percepção do cliente, entre a proposição da empresa e a dos demais concorrentes. Porter (2008), durante o Fórum Mundial de Estratégia, realizado em São Paulo pela HSM, abordou o fato de que muitas empresas monitoram seus investimentos sociais e publicam relatórios de sustentabilidade, porém poucas conseguem integrar as questões sociais e ambientais em sua estratégia, reforçando a vantagem competitiva do negócio. Para o autor, as questões sociais de impacto genérico, que algumas empresas abraçam, têm a sua importância, porém, mais eficaz, do ponto de vista estratégico, é investir na transformação da cadeia de valor para beneficiar a sociedade e reforçar os negócios da empresa. O grande salto da incorporação da responsabilidade socioambiental à estratégia, considera Porter (2008), acontece nas áreas em que a empresa pode fazer uma grande diferença. A responsabilidade social estratégica é decorrente da criação de valor compartilhado, ou seja, tanto para a sociedade, quanto para os negócios. Para isso, destaca o autor, a empresa precisa conhecer os impactos causados pela sua atividade, onde tais impactos são substanciais e quais os ambientes externos afetados. É a partir daí que a Responsabilidade Socioambiental Empresarial começa a ser realmente eficaz. O desafio de cada empresa é, portanto, descobrir em que áreas pode criar valor com as suas competências (PORTER, 2008).” Fonte: http://www.aedb.br/seget/artigos10/235_Sustentabilidade%20Ambiental%20e%20Estrategia%20Empresarial%20na%20Rede%20Walmart.pdf

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