Resumo: Crise na União Européia

Histórico • 2011 foi marcado pela crise •Espalhou pelos quatro cantos do mundo, derrubando índices das bolsas de valores e criando um clima de pessimismo na esfera econômica mundial. Causas da crise: •Endividamento público elevado, principalmente de países como a Grécia, Portugal, Espanha, Itália e Irlanda. •Falta de coordenação política da União Europeia para resolver questões de endividamento público das nações do bloco. Consequências da crise: •Fuga de capitais de investidores; •Escassez de crédito; •Aumento do desemprego; •Descontentamento popular com medidas de redução de gastos adotadas pelos países como forma de conter a crise; •Diminuição dos ratings das nações e bancos dos países mais envolvidos na crise; •Queda ou baixo crescimento do PIB dos países da União Europeia em função do desaquecimento da econômica dos países do bloco. •Contaminação da crise para países, fora do bloco, que mantém relações comerciais com a União Europeia, inclusive o Brasil. A crise pode, de acordo com alguns economistas, causar recessão econômica mundial. Ações da União Europeia para enfrentar a crise: •Implementação de um pacote econômico anticrise (lançado em 27/10/2011); •Maior participação do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Central Europeu nas ações de enfrentamento da crise; •Ajuda financeira aos países com mais dificuldades econômicas como, por exemplo, a Grécia. •Definição de um Pacto Fiscal, que será ratificado em 2012, cujos objetivos são: garantir o equilíbrio das contas públicas das nações da União Europeia e criar sistemas de punição aos países que desrespeitarem o pacto. Vale destacar que o Reino Unido não aceitou o pacto, fato que aumentou a crise política na região. •As ações de combate à crise são coordenadas, principalmente, por França e Alemanha. Fonte: http://www.suapesquisa.com/uniaoeuropeia/crise.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupos de Processos no Gerenciamento de Projetos, segundo o PMBoK 5 ed.

Guia PMBOK® 6ª Edição - Novidades

DESIGN THINKING - Entenda as necessidades reais do seu público alvo através de uma metodologia inovadora, centrada no ser humano