Sete "soft skills" para uma carreira de sucesso
Houve um tempo em que o mundo laboral valorizava quase única e exclusivamente as competências técnicas dos profissionais. Entretanto, as coisas mudaram e já não chega ser bom tecnicamente. Agora, o mercado de trabalho procura profissionais dotados de competências sociais e comportamentais, conhecidas como "soft skills".
As "soft skills" não são mais do que atitudes e comportamentos que facilitam a relação com os outros, melhoram desempenho profissional e aumentam perspetivas de carreira. Sendo assim, ficam aqui sete competências consideradas essenciais no tempo presente:
1. Atitude positiva
O mercado de trabalho valoriza profissionais com atitude positiva, porque, para além de causarem boa impressão nos outros devido à energia, alegria e entusiasmo que os caracterizam, são mais produtivos e eficazes dado que colocam o seu potencial e o dos outros ao serviço das metas a alcançar.
2. Resiliência
Esta é uma das qualidades mais apreciadas no profissional dos dias de hoje, precisamente porque a pessoa resiliente mantem o foco nas soluções quando surgem obstáculos e adversidades e é capaz de lidar com o insucesso e encontrar uma estratégia para vencer, sem perder a motivação.
3. Resolução de problemas
As organizações precisam de profissionais que sejam capazes de compreender os problemas, pensar em soluções criativas, eficientes e eficazes, planear e executar estratégias que resolvam efetivamente os problemas e validar os resultados obtidos tirando daí lições para o futuro, numa perspetiva de melhoria contínua.
4. Gestão do tempo
Numa altura em que tudo parece funcionar à velocidade da luz, a gestão do tempo torna-se uma competência-chave no mundo do trabalho. Valorizam-se, por isso, profissionais que saibam definir metas, estabelecer prioridades, planear o tempo e organizar o trabalho com vista ao alcance dos resultados desejados.
5. Capacidade de comunicação
Valorizam-se os profissionais com boa capacidade de comunicação porque conseguem fazer novos contactos com facilidade, estabelecer e manter relações positivas e profícuas com quem os rodeia, influenciar mais facilmente as outras pessoas e vender melhor as suas ideias, projetos, produtos e serviços.
6. Trabalho em equipe
Diz o ditado popular que "a união faz a força" e, no mundo do trabalho, isso faz todo o sentido. Acontece que, para se produzir um resultado global positivo, é preciso saber trabalhar em conjunto. Espera-se, por isso, que os profissionais de hoje tenham espírito de colaboração e entreajuda e saibam exatamente que contributo dar para o alcance de um resultado comum.
7. Potencial de aprendizagem
O mundo dos negócios é muito dinâmico, por isso não se compadece com profissionais que ficam parados. Pelo contrário, valoriza pessoas que querem saber sempre mais, que buscam oportunidades para aprender algo novo, que tiram lições de erros cometidos, que estão disponíveis para crescer todos os dias.
E então, como estão as suas "soft skills"? Em que medida têm contribuído para o seu sucesso profissional? Necessita de desenvolver alguma em particular? Pense nisso...
Texto adaptado do livro "Qual é a sua melhor versão? - Guia prático para a realização pessoal e profissional", de Ana Santiago.
As "soft skills" não são mais do que atitudes e comportamentos que facilitam a relação com os outros, melhoram desempenho profissional e aumentam perspetivas de carreira. Sendo assim, ficam aqui sete competências consideradas essenciais no tempo presente:
1. Atitude positiva
O mercado de trabalho valoriza profissionais com atitude positiva, porque, para além de causarem boa impressão nos outros devido à energia, alegria e entusiasmo que os caracterizam, são mais produtivos e eficazes dado que colocam o seu potencial e o dos outros ao serviço das metas a alcançar.
2. Resiliência
Esta é uma das qualidades mais apreciadas no profissional dos dias de hoje, precisamente porque a pessoa resiliente mantem o foco nas soluções quando surgem obstáculos e adversidades e é capaz de lidar com o insucesso e encontrar uma estratégia para vencer, sem perder a motivação.
3. Resolução de problemas
As organizações precisam de profissionais que sejam capazes de compreender os problemas, pensar em soluções criativas, eficientes e eficazes, planear e executar estratégias que resolvam efetivamente os problemas e validar os resultados obtidos tirando daí lições para o futuro, numa perspetiva de melhoria contínua.
4. Gestão do tempo
Numa altura em que tudo parece funcionar à velocidade da luz, a gestão do tempo torna-se uma competência-chave no mundo do trabalho. Valorizam-se, por isso, profissionais que saibam definir metas, estabelecer prioridades, planear o tempo e organizar o trabalho com vista ao alcance dos resultados desejados.
5. Capacidade de comunicação
Valorizam-se os profissionais com boa capacidade de comunicação porque conseguem fazer novos contactos com facilidade, estabelecer e manter relações positivas e profícuas com quem os rodeia, influenciar mais facilmente as outras pessoas e vender melhor as suas ideias, projetos, produtos e serviços.
6. Trabalho em equipe
Diz o ditado popular que "a união faz a força" e, no mundo do trabalho, isso faz todo o sentido. Acontece que, para se produzir um resultado global positivo, é preciso saber trabalhar em conjunto. Espera-se, por isso, que os profissionais de hoje tenham espírito de colaboração e entreajuda e saibam exatamente que contributo dar para o alcance de um resultado comum.
7. Potencial de aprendizagem
O mundo dos negócios é muito dinâmico, por isso não se compadece com profissionais que ficam parados. Pelo contrário, valoriza pessoas que querem saber sempre mais, que buscam oportunidades para aprender algo novo, que tiram lições de erros cometidos, que estão disponíveis para crescer todos os dias.
E então, como estão as suas "soft skills"? Em que medida têm contribuído para o seu sucesso profissional? Necessita de desenvolver alguma em particular? Pense nisso...
Texto adaptado do livro "Qual é a sua melhor versão? - Guia prático para a realização pessoal e profissional", de Ana Santiago.
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