O que você não sabe (mas deveria) sobre o gerenciamento de “Millennials”
Se eles são chamados de Geração Y, echo
boomers ou até mesmo a geração de Peter Pan, a geração do milênio está se
tornando mais prevalente e importante no mundo empresarial de hoje.
“Millennials”, os nascidos entre o
início de 1980 e meados de 1990, são conhecidos por sua alta rotatividade de
emprego em muitas partes do mundo. Na Austrália, por exemplo, os funcionários
entre as idades de 25 e 35 anos trocam de posto a cada dois anos e meio, e a
geração mais jovem costuma mudar ainda mais frequentemente. Esta tendência pode
compreensivelmente frustrar gestores. Mas dado que a geração é cada vez maior no
grupo da força de trabalho, os gestores devem entender o que os motiva. Se o
fizer, pode melhorar a produtividade e aumentar a sua lucratividade.
Adaptar-se ao influxo de “Millennials” que
está ingressado no local de trabalho não significa que uma empresa deve
reformar seu ambiente inteiro, mas os gerentes podem ter de fazer ajustes ao
seu estilo de supervisão.
Aqui estão algumas lições para melhorar
o gerenciamento de uma equipe de geração do milênio:
1. Promover uma
mistura entre vida profissional e equilíbrio: “Millennials” vivem pelo lema
"trabalho duro, jogo duro." Eles não estão dispostos a sacrificar
suas vidas pessoais para o avanço de suas carreiras. Como gerente, capacitar a
geração do milênio para gerir os seus próprios horários, mas continuar a
motivá-los a ser diligente sobre suas tarefas atribuídas.
Suas contribuições nunca devem ser
medidas pelo número de noites passadas no escritório, mas pelos resultados
realizados, quer se trate de produzir trabalho de alta qualidade, batendo os
prazos do projeto ou pensar fora da caixa para um grande efeito.
2. Colaboração: “Millennials”
cresceram para trabalhar em equipe, participando de projetos em grupo nas aulas,
esportes do ensino médio, jogos de videogame e grupos de chat na internet. Eles
querem um ambiente que promova a cooperação. Um ambiente de trabalho
colaborativo pode ampliar a aprendizagem dentro de uma empresa.
Proponho criar um ambiente de
trabalho onde as mesas fiquem dispostas em um plano aberto para incentivar o
trabalho em equipe. Ninguém se limita a apertados, cubículos isolados. Ter uma
configuração de grupo diminui a sensação de uma hierarquia corporativa e cria
um ambiente de comunidade.
A equipa dinâmica no escritório é
aumentada por eventos de ligação através de atividades patrocinadas pela
empresa, tais como cursos, treinamentos, aulas de surf, pick-up jogos de
basquete e jantares mensais que permitam que os funcionários tenham a
oportunidade de ficar a conhecer uns aos outros pessoalmente. Uma equipe que é
construída sobre as relações pessoais de confiança vão levar a solidariedade no
ambiente de trabalho.
3. Estabeleça
metas pessoais:
Muitos “Millennials” se consideram altruístas por natureza. Eles querem ter um
propósito, se ele está contribuindo para o sucesso, o crescimento da empresa de
seus colegas de trabalho ou ajudar aqueles que utilizam os produtos ou serviços
que eles criam. “Millennials” gostam de assumir tarefas desafiadoras. Eles vão
continuar a assumir essas tarefas quando é evidente que contribuam para o seu
desenvolvimento profissional.
O estabelecimento de metas pessoais
é importante para a geração do milênio que quer ver o movimento para frente em
suas carreiras e tomar posse de seu progresso.
As organizações devem trabalhar com um
coeso processo de gestão de pessoas, permitindo que os seus colaboradores
gravem seus objetivos - para o curto prazo para a sua posição atual e de longo
prazo para mapear suas aspirações de carreira.
A partir daí, os gestores devem
realizar reuniões periódicas com cada membro da equipe para checar seus
objetivos, delinear as expectativas e fornecer conselho sincero. O trabalho de
um gerente é ajudar todos os funcionários a tornarem-se mais bem sucedidos, adicionando
uma camada de medição que é benéfico para o membro da equipe e gerente.
Eu sou uma “Millennial”, mas não sei
tudo o que há para saber sobre a gestão desta geração. O que eu sei é o
seguinte: valorização de “Millennials” para o equilíbrio trabalho-vida, a
afinidade para colaboração de equipe e a paixão para ajudar os colegas de
trabalho tornam-se um trunfo importante no ambiente organizacional.
Dica:
Nunca hesite em dizer a cada pessoa o quanto aprecia o seu trabalho. Seja
sincero, dê feedbacks... No fim das contas, mostrar gratidão e respeito é a
melhor e única maneira de gerenciar a geração do milênio.
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